segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Cutículas: tirar ou não tirar?

Bom dia Meninas

Hoje teremos uma matéria que é muito importante para todas nós: Tirar, ou não tirar as cutículas? Eis a questão! Existe muita polêmica quando o assunto é tirar as cutículas. “A cutícula é o prolongamento da camada córnea (primeira camada da epiderme, formada por células mortas e queratina) que recobre a o ponto de origem da unha. Por isso é tão fácil retirar as cutículas”, explica a dermatologista Silvia Zimbres (SP). 
Mesmo que pareça ser fácil de retirar e que cresça rápido, a pequena pele deve ficar onde está. “A cutícula é uma estrutura de proteção da matriz ungueal (responsável pelo crescimento e origem à unha) contra a entrada de  microrganismos e a ação de agentes irritantes  (bactérias). Desta forma, a cutícula nunca deve ser removida”, informa Leonardo Abrucio Neto, dermatologista da Beneficência

De acordo com Neto, quando a cutícula é retirada da pele, as unhas também ficam propensas a um aspecto rugoso, quebradiço, com sulcos e se não cuidadas e hidratadas, até podem descolar dos dedos.  O importante é tentar não retirar as cutículas profundamente, para evitar um processo inflamatório que possa trazer prejuízo à matriz da unha. Se houver inflamação na região da matriz, podem aparecer nas unhas pontos brancos, estriações e até deformidades nas unhas”, acrescenta Silvia. 

A dermatologista Carla Albuquerque (SP) faz um alerta para outras doenças que são comuns nas unhas, principalmente quando não estão protegidas pelas cutículas. "Dentre os males estão: onicomicose (as unhas tendem a ficar amareladas ou esverdeadas e grossas), onicosquizia (as unhas descamam principalmente nas pontas e quebram com muita facilidade)", aponta. 
Qual é a solução?
O certo é manter as cutículas e deixá-las hidratadas. Para quem não consegue ficar com aquela pele extra sob as unhas, a dica é a famosa empurradinha de cutícula. Com um palitinho, impulsione a cutícula para o sentido da carne dos dedos. Mas, cuidado para não ir com muita sede ao pote e acabar machucando as mãos! Empurre levemente, com o auxilio de um creme hidratante
Outra dica é apostar nos cremes redutores de cutículas. Os cosméticos têm o poder de diminuir a espessura da cutícula e tirar aquele aspecto rústico das unhas. Marcas como Granado, Avon, entre outras, trabalham com esse tipo de tratamento para as unhas.

4 comentários:

  1. Foi por estas matérias e outras que eu optei por não tirar mais as cutículas. Sempre bom 'ouvir' palavras de profissionais porque tem muita manicure por aí 'louca por cutículas', tiram tudo e nunca explicam direito se faz bem ou não tirar as cutículas.

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo...
      as manicures não pedem se você tira ou não as cutículas, simplismente tiram. Sempre digo que as cutículas são a proteção de nossas unhas.
      Suas unhas estão bem lindas por sinal.

      Beijos

      Excluir
  2. Oi quelida as dicas são boas, para quem ainda tem opções. Eu tiro cuticulas há anos não dá mais.
    PASSANDO PARA DESEJAR
    ÓTIMA SEMANA! ♥
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marga queridaa
      Realmente tem que deixar de tirá-las enquanto há tempo, ao longo do tempo isso se torna mais difícil porém não impossível.

      Beijos

      Excluir