quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Riscos do Formol

Bom dia, gurias! 

Hoje venho falar um pouquinho sobre uma ''febre'' neste mundo esmaltístico: a base com formol! Não é raro ver por aí meninas comprando e falando destas bases, porém, o que muita gente ainda não sabe são os riscos que esta substância pode causar para a nossa saúde. 

Se você jogar no Google a pesquisa "base com formol'' irá ver pessoas falando maravilhas sobre o produto: ajuda a crescer mais rápido a unha, fortalece, etc. E os riscos a longo prazo? Melhor ter uma unha que demore mais para crescer e estar saudável ou uma unha comprida e dura e estar doente?

Gurias, quero alertar vocês: nada é milagroso! Antes de sairmos usando tudo o que "receitam" na internet, temos que buscar informações, saber que substâncias estão sendo usadas e se estamos ou não colocando a nossa saúde em risco.

Quero deixar claro: formol não é ilegal! Bases com até 5% de formol são permitidas e vendidas em farmácias de manipulação O formol é obtido através da dissolução do gás formaldeído em água. E, ele é tóxico de toda maneira: ingerido, inalado, em contato com a pele. 

O formol causa inúmeros danos à saúde, conforme você pode verificar na imagem abaixo:

Temos este trecho, publicado pela ANVISA:
"O formol é considerado cancerígeno pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Quando absorvido pelo organismo por inalação e, principalmente, pela exposição prolongada apresenta como risco o aparecimento de câncer na boca, nas narinas, no pulmão, no sangue e na cabeça."

Então, gurias, deixo aqui o meu alerta: não usem produtos com formol, a longo prazo ele é muito prejudicial a saúde. Mas, também quero saber a opinião de vocês: quem aqui usa? O que acham? Sabiam dos riscos?

Deixem seus comentários, é muito importante a divulgação desta informação.
Beijos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário