segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

As Unhas Como Espelho da Nossa Saúde

Segunda-feira... booom dia!!!

Vamos falar um pouquinho mais sobre a saúde das nossas unhas? 

Unhas quebradiças, amareladas e com estrias são sinais que podem revelar doenças que vão da anemia à psoríase. Sendo assim, as unhas podem ser utilizadas como complemento de um diagnóstico para o médico ou para a pessoa preocupada com a saúde. Não é por nada que muitas avós têm o costume de obervar o estado das unhas de seus netos. 

Aqui está um panorama geral do estado que as unhas podem aparentar e as possíveis doenças subjacentes:

Estado da unha
Significado (doença possível,...)
unhas brancas (esbranquiçadas)distúrbios hepáticos, tais como a hepatite
unhas pálidasanemia
unhas com pequenos furos na superfície ou ondulaçõespsoríase ou poliartrite (mais raro: doenças cardíacas ou pulmonares)
unhas amareladasproblemas pulmonares como o enfisema ou diabetes
unhas vermelhas ou com uma coloração próxima do vermelhodistúrbios cardíacos
unhas quebradiçashipotireoidismoanemiapsoríase,…
unhas que apresentam linhas pretassobre elasmelanoma, um tipo de câncer (atenção, isso é muito perigoso, portanto procure imediatamente um médico), micoses



O estado das unhas nunca deve ser o único meio de diagnóstico

Ressaltamos que o médico não se faz valer apenas do aspecto das unhas para estabelecer um diagnóstico. Geralmente outros sinais denunciam primeiro uma doença. Problemas pulmonares, por exemplo, geralmente se caracterizam por um "assobio" ao respirar, e portanto, a aparência das unhas intervém como uma manifestação posterior.  No entanto, inúmeros médicos se utilizam desta aparência para completar  o seu diagnóstico ou então, para orientar a sua pesquisa, com o objetivo de ganhar um pouco tempo e ter uma primeira impressão geral. É possível também que uma pessoa sofra de distúrbios cardíacos e não tenha unhas avermelhadas (ver tabela acima) assim como o oposto, que ela tenha unhas avermelhadas, mas não possua distúrbios cardíacos. O estado das unhas não deve utilizado como único diagnóstico, mas apenas como um simples complemento de informação.  

As micoses das unhas

A tabela acima nós fornece preciosas informações sobre as possíveis doenças gerais e subjacentes que podem estar se manifestando, todavia, não se deve desconsiderar uma infecção da unha que não reflete uma doença generalizada mas que é local: a micose das unhas. Um sinal característico desta infecção é uma variação da cor ou da textura da unha. Neste caso, é aconselhado procurar um clínico geral ou um dermatologista.Ver: micoses das unhas

O interesse de cuidar das unhas

O interesse de cuidar das unhasAlém da estética, ter unhas bonitas, limpas e bem cuidadas possibilitam ao médico e a você mesma diagnosticar melhor quaisquer eventuais doenças subjacentes, como vimos mais acima.
Aqui estão algumas dicas para manter as unhas sempre no melhor estado possível:
- não roa as unhas
- lave regularmente as unhas
- corte regularmente as unhas
- aplique creme se a pele ao redor das unhas estiver seca
- procure ter uma alimentação saudável. Você pode também tomar complementos alimentares à base de biotina (que ajuda a construir a queratina, componente principal das unhas e dos cabelos).

Texto retirado do site: http://www.criasaude.com.br

Um comentário:

  1. Adoreii, é sempre bom saber mais sobre essas coisas...
    Beijos
    http://missycosmeticos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir